domingo, 2 de novembro de 2008

Um pouco de segurança faz bem

Neste sábado aconteceu a formatura dos novos soldados da Polícia Militar em Juiz de Fora.

De acordo com a assessoria da corporação são 109 o número de policiais que estarão nas ruas da cidade e regiões vizinhas ainda este mês.

Os homens e as mulheres recém-formados no Curso Técnico de Segurança Pública passaram por aulas de sociologia, polícia comunitária, noções básicas de direito, relações humanas, direitos humanos e técnica policial militar.

Segundo o segundo o assessor de comunicação organizacional major Edelson Gleik da Silva, em entrevista à Tribuna de Minas, essa medida visa melhorar a capacidade de prestação de serviços à comunidade.

Mas este grupo recém formado será capaz de manter a ordem em nossa cidade?

Dos formandos eu foram vistos no La Rocca sábado, a maioria era composta por jovens homens tal como o soldado André Luiz da Silva Nojosa que em maio desse ano protagonizou uma das maiores tragédias já presenciadas na Festa Country de Juiz de Fora.

Ainda hoje está caso não foi completamente solucionado e as famílias dos jovens lesados esperam por justiça. Mas eles não estão só todos nós esperamos por justiça.

Numa época em que a impunidade, o abuso de poder é visto como algo normal. Numa época em que o “sabe com quem está falando?” se apresenta mais forte do que nunca, uma vitória da justiça é essencial para que possamos ter fé.

E caso como esse se repetem, jovens que por não ter a maturidade necessária, ou por estarem impregnados com o mal exemplo exibido por outros cometem abusos.

Os policiais são instrumentos de proteção de ordem, proteção à família e as pessoas de bem, mas é necessário que eles tenham como dever maior fazer o bem.

È preciso segurança para a cidade e seus cidadãos, queremos ter proteção.

Deste grupo que se formou essa semana, espero sim brilhantes carreiras, grandes feitos que possam ser refletidos em ganhos para nossa cidade.

Parabéns aos formandos. Contamos com vocês.

Segue abaixo um trecho do texto de Elisa Lucinda que ilustra bem o sentimento de todos que buscam justiça e a paz.

SÓ DE SACANAGEM

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e todos os justos que os precederam. 'Não roubarás!', 'Devolva o lápis do coleguinha', 'Esse apontador não é seu, minha filha'.

Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar! Até Hábeas corpus preventiva, coisa da qual nunca tinha visto falar, sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará! Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!

Dirão: 'Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba! E eu vou dizer: 'Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.' Vamo pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.

Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambal. Dirão: 'É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal! E eu direi: 'Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!'

Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quizer, vai dar pra mudar o final!

Nenhum comentário: