quarta-feira, 26 de novembro de 2008


A cada dia fica um pouco mais claro o quanto sou (e todos somos) dependentes da tecnologia. Mesmo começando por coisas bem básicas, como a luz por exemplo, afinal, quem hoje em dia consegue viver sem ela? Quem consegue imaginar o dia-a-dia sem um banho quente (tudo bem que tem outras maneiras “fáceis” de esquentar uma água para um banho), sem televisão, cinema, som? Eu sei que não consigo.


Como chegamos a esse ponto?


Sabe o que é pior? A coisa não pára por aí. Para os um pouco mais ligados ao mundo da tecnologia, vamos num passo a passo.


Primeiro uma coisa bem simples, mas que faz muita falta: Plug N Play. Mesmo que raro, ainda existem os “Windows 98”. Esses dias precisei salvar umas coisas do computador no meu Pen Drive, coloquei-o na entrada USB e pronto … Windows 98 não tem a tecnologia, então tive que apelar pra coisas tão mais antigas, disquetes.


Agora pense em outras coisas, como a Internet, por exemplo. Não passo um dia sem olhar pros e-mails, afinal, hoje em dia, boa parte do que sou está lá. Verdade! São assuntos pessoais, coisas da faculdade, decisões do estágio e várias reuniões pra ir. Tudo lá. Quando então a net resolve ficar offline, aí então a bagunça está completa.


Sinceramente, não me vejo sem meu Pen Drive, sem meu MP3 Player, sem meu futuro iPhone, sem Internet, e sem PC, mas não sei se isso é uma coisa boa ou ruim! Até mesmo pra cumprir essa tarefa de escrever os textos pra esse Blog... haja tecnologia aí.


Observando um pouco sobre tudo isso, fico pensando até quando esses avanços vão mudar a maneira como nos relacionamos, vivemos e pensamos. É legal todo esse aparato tecnológico, mas cada vez mais me sinto obrigado a “pisar no freio” pra não deixar que ele tome conta de muitas outras coisas da minha vida, como liberdade, por exemplo.


De uma maneira geral as evoluções são benéficas e importantes, mas não devemos começar a pensar sobre o efeito que algumas delas nos causam?


Fica a pergunta para nós tentarmos responder!

Nenhum comentário: