quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ônibus do medo

Antes que você se assuste esperando que eu vá contar uma história de terror, ou até mesmo uma história de violência, já lhe adianto que não faz meu estilo. O que você está prestes a ler nada mais é do que uma simples observação da vida social, um olhar um pouco diferente sobre as relações sociais ocorridas dentro dos ônibus, em especial ônibus circulares. Talvez você jamais tenha parado para observar as ações das pessoas dentro dos ônibus, mas tenho certeza, ficarás no mínimo curioso com o que vou falar aqui e ainda que inconscientemente irás reparar as coisas que estou dizendo.
Preste bastante atenção. Uma mulher entra no ônibus, existem apenas dois lugares vazios, um deles é ao lado de um homem, o outro, é ao lado de uma mulher. Você seria capaz de adivinhar ao lado de quem essa mulher sentaria? Sim, sim. Ao lado da mulher! Mas porque isso acontece? Bem, essa é uma pergunta que não serei eu quem saberei responder, mas tiro algumas idéias. Será que as pessoas tem medo de estabelecer algum tipo de relação com outras do mesmo sexo? Não estou falando de relação sexual, relação de amizade mesmo, ou pelo menos conhecer novas pessoas, porém do sexo oposto.
O que acontece na verdade, é que o Brasil é um país muito hipocritamente conservador até os dias de hoje, as pessoas não vivem suas vidas, elas atuam, elas se preocupam em passar a imagem de que são pessoas conservadoras e reservadas, embora todos saibamos que dentro das quatro paredes, são o povo mais quente do mundo. As pessoas vivem da imagem criada por elas mesmas para se refletir.
É incrível como na Europa, onde as pessoas não tem a fama de "safados e safadas" como os brasileiros têm, as pessoas sejam no mínimo simpáticas umas com as outras, você faz amizades até mesmo dentro dos famosos ônibus circulares, as pesssoas sabem quem são e tem sinceridade ao se apresentar às possíveis novas amizades.
Uma nova amizade com olhos brilhantes, sem pretensões ou segundas intenções, sem criar uma imagem fantástica de si mesmo. Uma simples amizade entre homens e mulheres. Ah! Quase me esqueci, no Brasil algumas pessoas, grande parte delas, dizem, "Me desculpe, mas não há uma amizade sem segundas intenções entre homem e mulher".

Nenhum comentário: