terça-feira, 4 de novembro de 2008

Por que é tão difícil acabar com o orkut?


O orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Esta era a sua finalidade quando foi criado, mas como sabemos, ele hoje em dia é muito mais que isso.
O orkut se tornou além de entretenimento, um instrumento de trabalho, um site de buscas, um detetive virtual, uma exposição da vida de cada um.
Quem nunca se pegou olhando o orkut de uma pessoa desconhecida? Ou vasculhando a vida de outra? Muitas vezes ainda divulgamos informações que acabam tendo uma repercursão enorme. Todas as ferramentas que compõe o site, faz com o seu pessoal se exteriorize e que o particular se torne público em poucas clicadas.
Muitas críticas tem sido feitas ao Orkut. Uma das maiores é a falta de controle as comunidades ofensivas dos usuários. É possível se fazer apologia ao racismo, brigas, assassinatos, sem qualquer punição. Um usuário usualmente se camufla para tal. Outra crítica comum, é o internetês que vem acabando com a linguagem portuquesa e a norma culta. Contudo, essa prática não é exclusividade do Orkut, já que em vários lugares na internet isso é usado e, antes mesmo dele aparecer, esse tipo de linguagem já existia. Mas o que mais se discute de fato é o abalo a integridade moral das pessoas. Há uma facilidade muito grande de crianças se cadastrarem no orkut e receber imagens de conteúdo pornografico, idéias suicidas, e outros.
Por mais que este site de relacionamentos tenha seus contras, há quem diga que foi uma das melhores invenções do homem em matéria de internet.
E de fato é! O orkut permite uma maior interação das pessoas, permite o reecontro de amigos que há muito tempo nao se encontram, permite novos relacionamentos...
O orkut ja se tornou um companheiro para muitos e nos separarmos dele é mais difícil do que se parece. Podemos até acabar com nossa conta em um ataque de raiva ou coisa parecida, mas sempre estamos de volta! Afinal a pergunta mais feita pelas pessoas nos dias de hoje é: “Você tem orkut?”.

Nenhum comentário: