sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Livroclip

É estranho perceber que em pleno século XXI, no meio de tantos avanços, o hábito de ler livros não tenha avançado. Pelo contrário, os livros ficam cada vez mais em segundo plano. Segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, mais de 77 milhões de brasileiros adultos alfabetizados não lêem livros ou têm muito pouco contato. As crianças não foram citadas, mas não é preciso de nenhuma pesquisa para saber que com elas os resultados não vão ser diferentes.
E como muitas crianças navegam pela internet, por que não usar a rede para algo construtivo? Unir o útil ao agradável? A internet, que é vista, por algumas pessoas, como inimiga da literatura, pode ajudar a reverter esse cenário atual. Um exemplo de que a rede pode ser usada em prol dos livros é o site “Livroclip” (http://www.livroclip.com.br/), recentemente criado. O site tem o propósito de divulgar obras literárias de uma forma diferente, despertando assim o interesse em futuros leitores.
Existem diversos títulos de obras disponibilizados no site, onde cada livro é apresentado na forma de animação. Na animação o livro é contado de forma resumida, acompanhado de trilhas sonoras de artistas populares. De forma bem criativa e envolvente, deixando o internauta com um gostinho de “Quero mais”. Quero mais saber sobre este livro, sobre esse autor.
Além do resumo, o site disponibiliza ainda informações sobre o autor, extras e onde baixar o livro ou comprar. No site existe um espaço voltado para professores, que podem ter o livro em forma de material pedagógico gratuito, pronto para ser usado em salas de aula. Há ainda fóruns de discussões, dicas de uso, sugestões, novidades e muito mais.
O Livroclip, junto com as diversas bibliotecas digitais existentes na rede, é uma bela iniciativa de fazer com que os livros cheguem às salas de aulas, a pessoas de várias faixas etárias e classes sociais.
Então fica aí a dica. Se você quer ler um livro e não tem nenhuma sugestão, acesse o site. Lá você encontra várias sugestões e muitas novidades. E não esqueça de divulgar, pois coisa boa devemos repassar.

Nenhum comentário: