domingo, 9 de novembro de 2008

Liberdade de informação

Motivado pela proposta de meus amigos de sala, de postarmos vídeos em nosso blog, alias, brilhante idéia, resolve escrever esse artigo e suscitar a liberdade de informação dentro de nossa Universidade.
Vivemos num tempo em que a informação é mediada não apenas pelas palavras, mas principalmente por imagens. Nosso tempo é o tempo da velocidade do imediatismo e, não a melhor maneira de representar e expressar nossos pensamentos e ideologias do que através delas, as imagens, dizem que uma vale mais que mil palavras, não sei se é correto essa afirmação, mas que sem dúvida nem uma são de fundamental importância para compreender nosso tempo elas são.
A importância da imagem no século XXI é gigantesca, tanto é que se fazem estudos sobre ela em universidades e instituições de ensino superior de todo mundo. Mas se a imagem é tão importante como pode uma instituição de ensino proibi-la? E inconcebível que um veículo de informação imagética como o You Tube, e não só ele, sejam bloqueados.
O You Tube e fonte de informação sim e de pesquisas também, quantas é quantas vezes se faz necessário ilustrar nossos trabalhos acadêmicos com imagens, que as enriquecem, e os tornam mais atrativas aos olhos e ouvidos dos outros.
Cabe a mim e aos meus colegas de faculdade colocar em pauta essa discussão, pois, como futuros jornalistas, temos que defender a liberdade de informação, seja lá onde for, principalmente no meio acadêmico. Nosso Código de Ética diz que, temos que lutar pelo direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação de interesse público, nós não podemos admitir que esse direito seja impedido por nenhum tipo de interesse ou razão seja lá qual for.

Nenhum comentário: