quinta-feira, 13 de novembro de 2008

COMO SERÁ O AMANHÃ?

O mundo passa constantemente por profundas transformações. A sociedade atual não se organiza mais conforme a anterior. Hoje a mulher trabalha, não vive mais exclusivamente para os filhos e mais, integra parcial ou totalmente a renda mensal familiar. Você há de concordar que, embora a referência de homem e mulher tenha se perdido, um pouco, devido ao aumento da aceitação do homossexualismo, a família ainda é a base estrutural da sociedade. É nela, muito antes até mesmo da escola que nossos filhos tem o primeiro contato de aprendizagem do mundo.
A formação dos jovens compete culpabilidade direta aos pais. Acredito que cada vez mais, visivelmente, estamos deixar correr “na corda bamba”, sem percebermos o quanto algumas atitudes por mais simples que sejam podem conter implicitamente conseqüências monstruosas. Estão em pequenos gestos, palavras e atitudes. Os filhos são reflexos dos pais em gêneros, número e grau e também do mundo familiar em que são criados. Se dentro de da sua casa, por exemplo, você evita gritar, falar palavrões, além de ser apto a conversas e castigos ao invés de bater, seus subordinados legítimos filhos terão atitudes similares.
O grande problema é que alguns conceitos chaves estão se perdendo, valores morais são tidos como moralismos e não mais como regras de conduta. Em ambientes em que o respeito não é conduzido moralmente, que tipo de ensinamento aprenderá seu filho. Se você trai seu marido ou esposa, passa por cima de qualquer um para se beneficiar e obter vantagens, é estúpido com as pessoas, falta com o respeito e educação, se paga mal seus funcionários seja em sua casa da empregada ao funcionário da empresa, se você tem uma postura que vai de encontro a lindos clichês, como justiça social. Como será o amanhã se cada vez mais nossa promessa de futuro está atrelada a esse meio sórdido que nós mesmos criamos?
Falar em boa educação e formação é fácil, aliás falar é sempre fácil, produzimos os sons a todo momento de forma instintiva, difícil mesmo é praticar valores de ética e bons costumes.

Nenhum comentário: