quinta-feira, 27 de novembro de 2008

MissBimbo


O site MissBimbo.com tem gerado controvérsias desde sua criação. Criado como uma "comunidade virtual", o site atrai jovens garotas interessadas em moda que, ao criarem uma conta gratuita, têm a possibilidade de "cuidar" de uma personagem virtual, alimentando-a e vestindo-a com roupas adquiridas no próprio site, cujo valor é expresso em bimbo dollars. Esta moeda virtual pode ser comprada com dinheiro real - 9000 bimbo dollars custam $3 - ou então pode ser adquirida gratuitamente de outras formas no próprio website.

Dentro do jogo, a personagem pode alcançar diversos níveis, através do cumprimento de algumas tarefas, como comprar um certo número de roupas ou sair para dançar. Tudo na personagem é controlável: seu peso, Q.I., corte de cabelo e maquiagem. O Q.I. inicial de uma bimbo é 70, valor classificado como limítrofe e severamente abaixo da média. As bimbos são também encorajadas a manter um peso médio de 127 libras, algo próximo de 57 quilos. O ganho de peso acarreta em perda de felicidade da personagem, outro fator que deve ser controlado pelas jogadoras.

Para aquelas que não conseguiram manter o peso ideal, há a opção de comprar pílulas de emagrecimento. As jogadoras podem também ir à clínica do site e pagar por uma cirurgia no nariz ou por implantes de silicone. Estes procedimentos, porém, custam milhares de bimbo dollars. Para consegui-los, a melhor e mais rápida opção é namorar um homem rico. Quanto maior o nível da bimbo, melhor e mais abastado é o namorado que se pode arranjar.

O site, que é controlado pela empresa inglesa Blouzar Ltd., conseguiu mais de 200.000 membros em seu primeiro mês de funcionamento, conquistando mais 1 milhão e 200.000 quando foi lançado na França. A maior parte das jogadoras tem entre 9 e 16 anos, fato que despertou a ira de educadores e pais em todos os países nos quais MissBimbo faz sucesso. Os criadores, porém, argumentam que o jogo ajuda crianças e adolescentes a entenderem o valor do dinheiro e incita discussões saudáveis sobre aparência e saúde feminina.

Cabe aos pais, portanto, ou às potenciais jogadoras, julgarem se MissBimbo é realmente uma opção válida de entretenimento ou se ultrapassa os limites da diversão e passa a servir como instrumento de manipulação intelectual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiquei curiosa. Não conhecia. Ótimo texto!