quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Especulação que para o Brasil

A crise financeira internacional já se faz sentir na economia brasileira. Os efeitos da crise não se limitam a problemas na disponibilidade e no custo do financiamento. O principal problema enfrentado pelas empresas é a redução na demanda por conseqüência das especulações.
As medidas do Governo para melhorar as condições de financiamento já apresentam resultados, ainda que moderadamente, para o setor industrial brasileiro. O que ainda não se sabe é avaliar qual vai ser a duração dessa crise.
Acontece que a especulação exercida pela imprensa e por outros setores atrapalha muito o andamento das coisas por aqui já que a população está parando de comprar com medo do que pode vir pelos próximos meses. Tal crise ainda não afetou os consumidores, mas o medo devido às especulações faz com que a demanda diminua muito e leve o setor industrial ao desespero.
Com isso, a maioria das empresas já adiou ou até mesmo cancelou os planos de expansão. É o setor industrial brasileiro parando de crescer em virtude de especulações, algumas sem o menor fundamento.

Nenhum comentário: