sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Radiohead no Brasil


Finalmente foi confirmada a apresentação do Radiohead no Brasil. A banda inglesa, originada em 1986 e considerada atualmente por grande parte da crítica e do público como uma das melhores da atualidade realizará duas apresentações imperdíveis em solo brasileiro. Uma no dia 20 de março, no Rio de Janeiro e outra no dia 22 do mesmo mês, em São Paulo. Os ingressos estarão à venda a partir da 00:01 do dia 05 de dezembro e a espectativa é que se esgotem no mesmo dia, para ambos os shows.
O Radiohead, que começou a fazer sucesso na década de 1990, atualmente já tem 30 milhões de álbuns vendidos. Seu primeiro single a fazer sucesso internacionalmente foi a música "Creep", lançada em 1992 e em seguida, em 1993, foi lançado o CD "Pablo Honey". Mas a banda realmente só estourou no seu segundo CD, "The Bends" (1995), que foi recebido calorosamente pela crítica e pelo público. O próximo CD a ser lançado nessa sequência seria o "OK Computer" (1997), que trazia temáticas relacionadas à alienação gradual dos seres humanos devida às renovações tecnológicas. Este último álbum, que foi considerado o melhor disco de todos os tempos pelos leitores da revista inglesa "Q" e um marco dos anos 1990, bastou para que o Radiohead tivesse seu nome gravado para sempre na história da música. Depois disso a banda ganhou mais respaldo e prestígio, lançando o CD "Kid A" (2000) e em seqüência o "Amnesiac" (2001). Estes dois últimos álbuns marcaram a mudança no estilo musical da banda, que passou a incorporar, a partir de então, elementos de outros estilos musicais, como o pós-punk, o jazz e o eletrônico. O próximo a ser lançado foi o "Hail to the thief" (2003), trazendo solos de guitarra misturados com eletrônico e melodias minusciosamente inspiradas. Somente 4 anos depois, em 2007, a banda britânica lançou o "In Rainbows", seu último álbum. Para não perder o costume de inovar, o Radiohead lançou seu CD via web, onde seus fãs poderiam comprá-lo - através de downloads - pelo preço que achassem que valia. Obtiveram lances a partir de R$10 chegando até £400!
Felizmente os rumores de que Thom Yorke, o vocalista e guitarrista da banda, teria proferido que jamais a banda pisaria no Brasil, chegaram ao fim. Para os fãs enlouquecidos é a hora de se preparar para lutar por um dos ingressos que estarão à venda. E a luta promete ser bem disputada.

Nenhum comentário: