quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Caixa da Verdade

O orkut, em mais um esforço para revelar o melhor e o pior das pessoas, acrescentou à sua lista de novos aplicativos algo que chamou de "Caixa da Verdade". É basicamente uma ferramenta que permite aos visitantes de seu profile deixar comentários a seu respeito, anonimamente, e que podem ser ou não publicados por você.

A possibilidade de saber o que é pensado de nós mexe de tal forma com nossos egos que aceitamos correr o risco de sermos alvejados com críticas maldosas e até mesmo infundadas, só para podermos sentir o gostinho de um elogio eventual. Eventual não porque não somos amados, mas porque elogios dificilmente precisam ser expressos de forma anônima. Já as críticas negativas, a inveja, ou o desaforo entalado na garganta - ah, estes sim, se beneficiam da opção de terem o nome de seus autores mantidos em sigilo.

"Brincadeiras" como essa satisfazem os dois lados envolvidos: a curiosidade de quem busca a opinião e o desabafo que se fazia necessário a quem deixou um recado na caixa. Alimentam, também, a esperança de quem espera por uma declaração e inspira a criação de estórias mirabolantes sobre quem escreveu o quê e por quais motivos. Mesmo quem não se dispõem a criar uma "Caixa da Verdade", como eu, pode perder alguns minutos do dia (que poderiam certamente ser destinados a causas mais importantes) lendo "verdades" sobre os outros e deduzindo um pouco sobre suas personalidades e amizades.

No fim, o que buscamos é por uma certa aprovação, ainda que muitos neguem que isso aconteça. A "Caixa da Verdade" serve, para quem a adota, como um CENSO popular que confirma se somos, para os outros, o que imaginamos ser. Pode ser que valha a pena. Mas eu ainda prefiro ouvir opiniões a meu respeito de bocas conhecidas a ter que imaginar de quem são as palavras deixadas em minha "caixa".

Um comentário:

Anônimo disse...

CONCORDO EM GRAU, GENERO E NÚMEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO