sábado, 18 de outubro de 2008

Transgênicos - evolução ou decadência?

O desenvolvimento da ciência moderna é um tema atual e polêmico, principalmente no que diz respeito aos produtos transgênicos. Há questões éticas, sociais, ambientais, entre muitas outras.
Os produtos modificados, como a soja, podem influenciar todo o meio-ambiente à sua volta, pelo fato de ser mais resistente ao herbicida e a plantação ao lado não, o que prejudica sua "vizinha", já que a erva daninha vai procurar o sistema mais fraco para se instalar.
Isso afeta diretamente a economia, tanto pela perda da plantação "atacada", quanto pelos lucros que o produto transgênico proporciona, como uma produção mais rentável, visto que o alimento é produzido com menos gastos.
Com o uso menor de agrotóxicos os transgênicos afetam menos a saúde, é o que se imagina; porém há estudos que já verificaram que pessoas que consomem muita soja modificada desenvolveram resistência à antibióticos, o que causa grandes transtornos no tratamento de doenças graves.
E muitas pessoas podem estar sendo prejudicadas sem saber. No Brasil não há nenhuma lei que regularize a venda de produtos geneticamente modificados. Há produtores que não informam que seus produtos são transgênicos nas embalagens comercializadas, seja por não fazerem questão, ou acharem que o consumidor "não precisa saber" e, às vezes, porque pode ocorrer de ter plantado a soja "original", sem modificações, e ela ter se misturado com outra modificada.
É bem verdade que este produto poderia acabar com a fome na África, por exemplo. Mas a que custo? Ainda há muito o que ser discutido e estudado sobre o assunto, mas o certo é que os avanços científicos estão aí, para o bem ou para o mal. Só saberemos quando os produtos estiverem na boca do povo.

Um comentário:

Thiago Gabri disse...

Tudo que envolve ciência é sempre muito polêmico! Eu prefiro não comer se souber que é trangênico...vai saber q q isso pode causar ne! mas como vc mesmo disse, a gente acaba consumindo sem saber!