sábado, 11 de outubro de 2008

Chega de hipocrisia!!! Lutemos pelos direito humanos!

Assinada em 1948 como forma de garantir a paz e combater a intolerância entre os povos, a Declaração dos Direitos Humanos está completando 60 anos. Enganam-se os muitos que dizem que não há porque comemorar. É certo que em muitos países, os direitos humanos têm sido negligenciados, corroídos e violados por governos, multinacionais e grupos extremistas. A própria tática anti-terrorista vai contra seus principais princípios.
Mas é bom lembrar, que nesses últimos 60 anos, a Declaração ajudou na luta contra o apartheid na África do Sul e pela democracia com o fim da União Soviética. Ela também tem ajudado na luta contra a pena de morte, a tortura, pela igualdade entre homens e mulheres, pelos direitos das crianças, levando a enormes progressos.
O grande desafio é estreitar a distância entre as promessas feitas e a atuação dos governos. Aliás, a atuação não deve ser só do governo, mas de todos. É um dever nosso lutar para garantir nossos direitos e de nossos semelhantes enquanto humanos. Esse sim é o verdadeiro significado de solidariedade entre povos e o real significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

2 comentários:

Thiago Gabri disse...

O único problema é que os direitos humanos muitas vezes so funcionam para uns que eu, sinceramente, duvido serem humanos!

Larissa Costa disse...

Esse é o grande problema. Só funciona para determinados casos enquanto quem realmente precisa de proteção, sequer ouviu falar em direitos humanos.