Li hoje na internet: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de hábeas corpus de Rodrigo dos Santos Bassalo da Silva, acusado de espancar e roubar a doméstica Sirlei Dias junto com mais cinco jovens, em junho do ano passado. Rodrigo foi condenado a sete anos e quatro meses de cadeia, e permanecerá preso assim como outros três acusados. Felippe de Macedo Nery Netto é o único que responde ao processo em liberdade, pois não participou das agressões.
O caso provocou profunda indignação da sociedade, principalmente por serem garotos de classe média. Todos procuravam respostas a atitudes não só desses jovens, mas de tantos outros bem nascidos que se envolvem com a violência (lembram-se dos cinco rapazes que atearam fogo num índio em Brasília?). Como futura mãe, tento entender o caso pelo lado dos pais. E aí, discordo plenamente do pai de um dos rapazes, que disse na época que os pais não podem ser culpados pela atitude dos filhos. Somos culpados sim. Afinal, que educação estamos dando para os nossos filhos?
Vivemos numa época em que o tempo foi totalmente eliminado. Não temos tempo pra nada. Nem para os nossos filhos. Suprimos essa falta de atenção com presentes e surpresas, como se o bem material substituísse o amor que não damos. Assim, vários pais se esquecem de impor limites aos filhos quando estão com eles, esquecendo também que a vida vai lhes dizer não de vez em quando, e eles precisam estar preparados para isso.
Além disso, a psicologia atual coloca a criança como uma verdadeira “louça”, onde qualquer coisa pode deixá-la traumatizada. Me lembro dos beliscões e puxões de orelha da minha mãe, e me pergunto: como pude sobreviver? Eu, assim como meus irmãos, não ficamos traumatizados e o amor de nossos pais não mudou por causa disso.
Vindos de uma geração reprimida e de uma educação rígida, nossos pais nos deixaram livres e o resultado está aí. Isso independe de classe social ou cor, o caso dos meninos prova que a pobreza não é a razão principal da violência. Penso na minha filha, e fico imaginando na melhor educação que darei a ela. Minha parte para mudar esse quadro já vai ser feita.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
concordo....
os pais estão aí para tentar fazer o melhor, mas a vida tb educa...hehe
Postar um comentário