Qual o principal papel da televisão atualmente? Alguns acreditam que ela é educadora, outro que ela é apenas um veículo que nos transmite informações que consideramos essenciais. Mas, prestando um pouco de atenção, podemos perceber que o que realmente prevalece na "telinha" é a manipulação dos telespectadores.
Tudo o que assistimos, antes de ir ao ar, passa por vários filtros, como o do jornalista, que escolhe o enfoque que dará ao assunto; ou o do entrevistado, que seleciona o que e como irá responder às perguntas. E o que chega a nós, na maioria das vezes, nãopretende apenas nos informar, mas, muito mais que isso, pretende fazer com que vejamos a situação apenas do ângulo que o veículo nos mostra, com que pensemos como eles querem. Éo fenômeno da massificação: um público totalmente heterogêneo recebe o mesmo tipo de informação, sem levar em conta o repertório de cada um.
Os telejornais transformam a notícia num espetáculo. Muitas vezes dão muita ênfase a um ainformação que é chocante, mas que não mudará nada em nossa vida, e dão apenas uma pequena nota sobre um fato realmente relevante. Como notícias de economia, que são curtas e geralmente sucedidas por notícias de esporte, sempre muito enfatizadas.
Há programas, como as novelas, que criam uma idéia de mudo totalmente irreal. Todos sabem que é encenação, mas não deixam de querer aquilo para suas vidas. è um modo de vida totalmente fantasioso, forçado, estereotipado, que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar da vida real.
Há cinqüenta anos atrás se pensava que a televisão seria apenas mais um eletrodoméstico. Chego a pensar - "antes fosse". Nós, telespectadores, devemos ter consciência dessa manipulação constante e como profissionais devemos repudiá-la. Fazemos protestos, abaixo-assinados, tantas coisas para definir, melhorar e defender os valores de nossas vidas, porque não melhorar a qualidade das informações que recebemos?
sábado, 18 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
è so dar uma olhadinha nos jornais de sexta ate hoje que a gente vai ver o grande espetáculo do sequesro no estado de sao paulo! A folha publicou no site, pra você ouvir quantas vezes quser, momentos da negociação com o sequestrador e a gente acaba ouvindo várias vezes pra tentar entender...é o show da vida mesmo!
Fazem até infográfico para o espectador ver a trajetória da bala na cabeça da Eloa. A TV não mede esforços pra conseguir audiencia em cima da dor alheia. E como eu disse no primeiro texto, daqui a um mes ninguem se lembra mais.
Postar um comentário