domingo, 26 de outubro de 2008

Porquê o povo é assim?


Sempre após um pleito fico com a sensação que o povo nunca faz as escolhas certas. Mas de qualquer maneira tenho que se respeitar a decisão da maioria, pois vivemos num país democrático onde o que vale é o consenso da ampla maioria e não o das pequenas minorias. Entretanto, ainda falta uma consciência política nessa grande maioria que vota pela obrigatoriedade, e isso prejudica o processo eleitoral.
A grande parte da população não tem acesso à informação de qualidade e a outras formas de mediações que não sejam pela televisão e o rádio. Agregando a isso, soma se a falta de motivação desta grande maioria em participar das discussões políticas e econômicas que permeiam a sociedade. Esse o principal motivo por achar que o povo faz as escolhas erradas. A grande parte da sociedade ainda comporta-se como os idiotas da Grécia Antiga e alija-se de fazer as melhores escolhas.
No Brasil existe uma enormidade de partidos políticos, essa variedade causa um distanciamento do povo e das ideologias desses partidos. Ainda hoje, século XXI, poucas pessoas têm filiação partidária, isso faz com que as pessoas elejam seus candidatos não pelos seus ideais ou planos de governo e sim pelo carisma que essas pessoas aparentam ter diante da mágica tela da tv.
Todo mundo sabe que o PSDB e um partido elitista que tem seus ideais voltados apenas para seu próprio umbigo, e, mesmo assim, essa pequena elite consegue controlar e manipular a grande maioria da população. Do outro lado temos o PT, partido dos trabalhados, que sempre esteve à frente das lutas pelos direitos e pelas melhores condições de vida do trabalhador, que acorda cedo, trabalha muito, ganho pouco e volta tarde para casa. Não entendo como os trabalhadores, integrantes das classes mais baixas, não votam no partido que mais se aparece com eles. Não entendo, mas respeito.
Na verdade eu entendo sim, a questão e que o povo também quer um dia fazer parte dessa pequena elite que governa, manda e manipula o Brasil. Deve ser por isso que ele esquece da sua atual situação e vota naquilo o que ele gostaria de ser.

Nenhum comentário: