Hoje, quando ia pra universidade com uma amiga, ela dizia que fulano não tem cultura. Fiquei a pensar como alguém pode não ter cultura. De fato, sabia que ela se referia à ausência de conhecimentos básicos referentes à economia, política e literatura. Apesar de entender o significado que ela havia imputado à palavra cultura, fiquei intrigada.
Segundo Roberto da Matta, cultura é, em Antropologia Social e Sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. Desta forma, todo e qualquer indivíduo que vive em sociedade tem cultura.
A forma em que minha amiga empregou a palavra cultura, a meu ver, é errônea ou ao menos inapropriada. Pensei em outra forma de dizer a mesma coisa sem usar a palavra cultura. Não encontrei nada realmente pertinente, somente palavras excessivamente pejorativas. Talvez seja necessário criar uma nova palavra ou expressão. O que importa é que dizer que alguém não tem cultura demonstra falta dessa mesma “cultura” por parte de quem diz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
é dificil mesmo quando vc quer dizer alguma coisa do tipo...
talvez baixo nível de instrução se ja mais apropriado.
Postar um comentário