domingo, 5 de outubro de 2008

Justiça com as próprias mãos

Nas últimas semanas um caso chocou a cidade de Ibirité e a mim também. Uma menina de 10 anos está grávida de seu padrasto, que a abusava sexualmente. E isso só foi possível devido os dois mais a mãe da menina dormirem na mesma cama, já que moravam em um barraco de um cômodo. Como a menor sofria ameaças, ela não contava nada para sua mãe que por si não desconfiava de nada.
Mas o que mais me chocou foi o desfecho do caso. Os moradores do local ficaram tão indignados que lincharam o acusado. O pedófilo morreu a pauladas e a pedradas. Isso vem mostrar que se chegou a um ponto em que o povo não agüenta mais esperar que a justiça puna os criminosos, eles mesmos estão fazendo justiça com as próprias mãos.
Realmente a situação é desesperadora. Faltam punições severas para crimes tão revoltantes. O código penal prevê apenas de um a quatro anos de prisão para os casos de corrupção e sedução de menores. E se, por exemplo, o autor não tiver antecedentes criminais, ele pode muito bem pagar pelo seu crime prestando serviços a comunidade. É um absurdo.
E como fica a família da vítima? A própria vítima? Com a sensação de impunidade, no mínimo. A legislação que temos hoje favorece muito não só a pedofilia como outros crimes, devido às brechas existentes.
É preciso que haja uma reformulação em todo o código penal, para que se adapte aos crimes cometidos nos dias atuais. Pois existem crimes que os juízes nem sabe aonde enquadrar. Tá mais do que na hora de aplicar punições mais severas, tentando assim, quem sabe, coibir o indivíduo de voltar a cometer um crime novamente.
Não posso também deixar de comentar a atitude dos moradores da cidade. Por mais que um crime nos deixe abalados, sensibilizados; não podemos sair por aí matando os criminosos. Voltaríamos assim para a Lei do Talião, expressada através do “olho por olho, dente por dente”. O que significaria uma regressão da sociedade.
O que podemos fazer é mostrar nossa indignação por meios legais e esperar que um dia a justiça seja feita, mas de forma rápida.

2 comentários:

Thiago Gabri disse...

chocado com a mãe q dormia na mesma cama e não percebia nada! pelo amor de deus neh...tudo tem limite...inocencia tb!

Gustavo Resende, um foca. disse...

sono pesado que chama, thiago! :D
ahahahahha
(humor negro que chama!)