quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A contrariedade me persegue

Sábado. Muitas coisas pra fazer e estudar. Sentei na frente do computador e tentei conectar-me à internet. "Erro 678". Mais uma tentativa. Nada. Senti a primeira ação contrária à minha vontade (1). Uma observação: vou representar com números entre parênteses às vezes que fui contrariada. Desliguei o computador. Tirei todos os fios que ligam o modem ao computador, tirei os fios das tomadas, os plugs, até o tal do filtro (que custei encontrar...por pura "sonsice") e os recoloquei de volta no lugar. Esse procedimento todo porque quando a internet não está conectando eu ligo para o atendimento 0800 do meu servidor para que me expliquem o que está acontecendo e me ajudem a solucioná-lo, eles pedem que eu faça esse processo de tira e põe. Então resolvi adiantar antes de ligar, em busca da solução. Liguei o computador, na esperança de que eu não teria que incomodar a mim e ao atendimento em pleno sábado. Pura ilusão. Peguei o telefone sem fio (2). Primeira tentativa: "Oi, eu sou sua atendente virtual". Nããããão. Sábado não é dia de fazer trabalhos de faculdade, muito menos de dar problemas na conexão. Mas, mais do que isso, não é dia de conversar com a atendente virtual (3). Contei até dez. Ela começou: "Por favor, fale número por número o DDD e o celular vinculado a essa conta". Eu pacientemente disse 3-2-8-8-7-4- ... . Ela repetiu os números, finalizando com "CERTO?". Eu respondi: "certo!" (4). Ela se calou. Eu disse "sim". Certo ela não entende, o certo é dizer sim. Comecei a contar até dez de novo. Perguntou qual meu problema. "Conexão da velox". Ela: "Entendi, problemas com aparelhos." (5). Pensei: "Se o modem ou a internet são considerados aparelhos, tudo bem!". Esperei. "Oi Velox, Juliana, boa tarde, com que eu falo?". Falei meu nome, ela pediu meu telefone - dessa vez o fixo - e pediu que eu aguardasse enquanto o sistema carrega os meus ("senhora") dados (6). Nossa como isso me irrita. Tenho 23 anos. Estou longe de ser senhora. Retomando. Depois de uns 2 minutos carregando dados, me transferiu para o "Suporte técnico". Alguém, que não recordo o nome me pergunta as mesmas coisas: nome, telefone, endereço - demora mais 1 minuto para carregar o sistema - pergunta qual o problema, e se eu já retirei os fios e os coloquei de volta, sem esquecer de repor nenhum no buraquinho certo (7). Não vou escrever aqui o que pensei em responder a ele. Passou-me o número do protocolo do meu pedido. Anotei (8). Inutilmente, afinal nunca usei nenhum desses números pra nada, mas por via das dúvidas... Após isso, recomendou que eu ficasse perto do telefone por que o "Suporte técnico avançado" iria retornar em uma hora. Olhei no relógio: 19h e 5m. Às 20:08, pra não ser muito chata, liguei de novo (9). "Oi, sou sua atendente virtual".(10) Quase chorei. Morrendo de raiva, respondi a todos os pedidos de telefone, confirmação de endereço, o porquê da minha ligação, se já tinha feito a técnica do tira e põe(11,12,13,14). Tudo. Contando até dez, sempre! Até que o simpático André, do suporte técnico me disse que o suporte técnico avançado, infelizmente, tem o prazo de até 24h, e não 1h para me retornar (15). Desliguei o telefone arrependida de ter aberto uma exceção quanto estudar em pleno sábado (16). Mas na verdade acabei sentindo uma pena por não ter conseguido entrar na internet nesse mesmo dia. Aposto que meu texto ficaria muito mais intenso (17).
Essa idéia de criticar esses atendimentos pelo telefone, ainda por cima virtuais, que não resolvem problema nenhum estava sendo construída na minha cabeça. Iria "soltar os cachorros" em cima desse serviço. Pronto. Já tenho meu próximo tema para o blog. Crítica aos telemarketings que tentam ajudar na solução dos problemas dos usuários dos serviços prestados.
Mas sabe qual é a 18º contrariedade?
No domingo, acordei umas 11h da manhã e tive que sair. Pedi ao meu irmão que se alguém do suporte técnico avançado ligasse para resolver o problema da conexão, que ele desse devida atenção.
A resposta dele: "O cara da velox já veio aqui em casa e já arrumou a internet."
Prestem atenção: domingo de manhãããã!!
Virei às costas e fui embora.
Só sei se uma coisa. Se eu não tivesse tido essa idéia, o técnico não teria ido a minha casa (19).

8 comentários:

Bruna Oroña disse...

susiiii
excelente o texto!!!
muitoooo bem pensado em escrever sobre isso!!!
tb detesto os telemarketingss
eles não servem pra nada mesmo..a não ser para contarmos até 10!!!!
auhauahu
mtoo bom
beijooo

Mariana Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Mello disse...

susiii
ficou otimo!!
adorei..
quase desisti de posta o meu, de tao bom q ta o seu...
hauhauahuaha
bjoo

Thiago Gabri disse...

auhaHUauhaUHAhuaUHAuhaUHAuhaUHa

odeio quando ela fala: Olá! sou sua atendente virtual....

esses dias eu liguei pra acesso pra reclamar porque minha internet estava fora do ar e eles me disseram que haviam enviado um e-mail no mesmo dia avisando q o serviço ficaria indisponível para atualização de dados e que era pra eu entrar no meu e-mail para atualizar os meus e desbloquear a internet!
Entrar no meu e-mail como se a net tava fora do ar????????????????????????//
ODEIO A BURRICE DESSA GALERA!

Gustavo Resende, um foca. disse...

gente, eu acho isso irritante...
essa atendente virtual é a coisa mais bizarra do mundo... e o lance do 'certo?' que tem qeu responder 'sim', e nao 'certo' ¬¬

um saco!
afff...

Maressa disse...

Ah gente... conversar com a atendente virtual de vez em qdo eh legal...na falta um amigo neh!!!

Bruna Oroña disse...

nossa maressaa!!!!
na falta de um amigo???
poxaa...esses meninos não estão te dando atenção ai naum é???
ta sentindo saudade de mim nee??
mas ca pra nós...atendente virtuall ninguem merece...

Larissa Costa disse...

kkk texto mto bom, ri horrores. alias, essas atendentes virtuais são mesmo um saco. e esse negócio de pedir nome, endereço umas trezentas vezes só prova que a burocracia no Brasil não é só no Estado.