Juiz de Fora é uma cidade que cresce em ritmo acelerado. Esse crescimento acarreta, inevitavelmente, conseqüências em diversos setores. Mas o que vem sofrendo mais com o peso desses efeitos de expansão é o trânsito da cidade.
O caos tomou conta do centro. A falta de anéis rodoviários faz com que Juiz de Fora se torne rota para muitos carros que precisam passar por dentro da cidade para chegar a outros municípios. As políticas de planejamento urbano são falhas e não dão conta do problema.
Para piorar a situação, que já é crítica, a falta de educação no trânsito, tanto de motoristas quanto de pedestres, agrava ainda mais o problema. Carros parados sobre faixas de pedestre, avançando sinais, parando em lugares proibidos; em contrapartida os pedestres transgridem as normas atravessando à frente dos carros, fora das faixas, com sinais fechados para eles. É fácil presenciar situações que beiram o cúmulo quando vemos mães com bebês de colo pondo sua vida e de seus filhos em risco.
Lugar perfeito para presenciar o caos que tomou conta da cidade é a Avenida Getúlio Vargas. Não é preciso esperar o horário do rush para observar a confusão de carros e pessoas pelas ruas. A Avenida Getúlio Vargas foi escolhida como exemplo alheatoriamente, já que o centro da cidade funciona de forma semelhante.
Centenas de pessoas vivem esse estresse cotidianamente sem terem uma alternativa de fuga. Mas numa realidade em que todos são contribuintes do caos, sua resolução se torna um desafio ainda maior.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário